segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Só acredito no Capitão Planeta


Quem topa o banho?


A COP-15 foi um fracasso. Mas isso eu já suspeitava antes mesmo de começar. Como querer que “líderes mundiais” façam um acordo pensando em uma coisa tão simplória como o meio ambiente? Não, claro que não. Existe algo bem mais importante: o dinheiro. Afinal de contas, no mundo capitalista em que vivemos, é preciso sempre primar pelas verdinhas que movem o mundo. Estão certos. Já devem ter visto o tal “2012” e estão guardando os seus para comprarem uma daquelas bilionárias passagens na nova Arca de Noé.

Marina diz que os governantes saíram à francesa, mas elogia a posição do Brasil na Conferência, enquanto isso Dilma e Lula seguem em sua eterna campanha eleitoral sorrindo para os ambientalistas e tentando se fazer de especialistas em um assunto que só começaram a estudar depois da entrada da candidata do Partido Verde nas corridas eleitorais. Como Serra não poderia ficar de fora deste palco de publicidade, que foi a COP-15, vai correndo para lá, faz discurso, mostra seu interesse ao meio ambiente e enquanto isso São Paulo vai indo por água a baixo, vitíma de uma falta de consciência ecológica que perpetuou por séculos e agora começa a dar o troco com tanta chuva.

Enquanto o povo chora, lê a bíblica e fala do apocalipse, cientistas aparecem para comprovar que na verdade o aquecimento global não existe e a interferência do ser humano no planeta é pura balela. Timing perfeito desses cientistas, né? Quem agradece são os tais governantes da COP-15, que podem questionar todas as pesquisas científicas que completam seus 182 anos e, em vez de assinarem um acordo com efeitos legais, apenas redigirem uma polêmica “Carta de Intenções” que fala o que já era certo, não compromete ninguém e ainda assim deixa muita gente descontente.

Descontente? Descontentes estão todas aquelas pessoas que ficaram grudados na TV, na expectativa de que, depois de 17 anos, as coisas começassem a andar, em vez disso viram um deplorável campo de negociações, onde cada um tentava fazer o outro dar dinheiro mais se isentava da responsabilidade. Se algo andou, foi para trás. Depois do fim da reunião, com nada feito e muitos copos descartáveis usados e dinheiro público gasto em passagens para a comitiva brasileira composta por 800 pessoas, que mais parecem que foram aproveitar a Dinamarca para tirar férias, ver a neve e comprar os chocolates Dinamarqueses.



Vai Planeta!


E agora, na volta para casa, culpam um ao outro, lavando as mãos de qualquer ação. Na verdade, foi tudo culpa da China, diz a Inglaterra que não se destacou em nenhuma manchete relevante durante as ultimas duas semanas. Os ambientalistas chiam, mas pelo menos o Greenpeace não vai ter muita dificuldade de fazer sua campanha publicitária, é só mudar o COP-15 para COP-16. Nada que um adesivo não resolva, reciclando assim todo o material que sobrou.

O COP-16 se torna a nova esperança da humanidade, como se fosse ser muito diferente ao que aconteceu este ano. Eu mesma não acredito. Os governantes mundiais não têm nada de super heróis para tentarem Salvar o Mundo, pra essa função confio muito mais no Capitão Planeta. Para mim, a esperança não está em conferencias com lideres mundiais, isso não serve para nada, apenas gasta dinheiro e aumenta a emissão do temível CO2 com a quantidade de viagens de aviões.

A solução talvez esteja mais perto e seja mais barata. Uma sucessiva onda de conferências livres do clima, municipais e regionais, todas realizando propostas vindas do povo dizendo o que ele quer para o planeta em que vive. Internet, blogs, twitter e tudo mais sendo usado para transmitir as mensagens de várias vozes com um mesmo objetivo. Fazendo assim uma pressão pública e talvez (um grande talvez) tentar ainda dar um jeito na situação. Mas aos organizadores destas conferências livres, já vou avisando, preparem os ventiladores, porque eu vi ontem na televisão que 2010 vai ser o ano mais quente da terra até agora.



Nenhum comentário: